segunda-feira, 16 de abril de 2012



Van Gogh
VAN GOGH - I

Vincent Van Gogh, pintor holandês, completou em 30 de março de 2012, 159 anos de nascido. Van Gogh é considerado um dos maiores gênios da pintura de todos os tempos, sofria de problemas nervosos, e veio a falecer devido a complicações por uma bala alojada em seu corpo, numa tentativa de suicídio. A personalidade de Van Gogh era mutante e às vezes enfermiça. Ora atravessava momentos críticos, ora eufóricos. "Apesar das contrariedades e infortúnios que teve que enfrentar, Van Gogh tinha uma notável visão otimista da vida e dos seres humanos, e acreditava fielmente na bondade de Deus". Durante os seus anos de pintura Van Gogh teve várias fases, onde se dedicava a estudar estilos e cores. Numa dessas fases aliou-se a um outro grande pintor Paul Gauguin, quando Gauguin pintou um retrato de Van Gogh como um homem pintando girassóis com um certo ar de loucura, Van Gogh indignou-se e promoveu violenta discussão, o ápice deste incidente resultou na amputação da orelha esquerda de Van Gogh, após a amputação, imediatamente Gauguin abandonou Van Gogh, e partiu.

Um dos maiores mistérios que cercam a vida de Van Gogh, relaciona-se com esta amputação. Durante décadas, biografias surgidas em todas as partes do mundo, relatavam a versão oficial à época do ocorrido, Van Gogh num acesso nervoso, amputara a própria orelha. Atualmente especula-se o fato que levou a esta amputação e suspeita-se que Gauguin, que possuía gênio bastante violento houvesse amputado a orelha do amigo, que embriagado de absinto, nem se dera conta do ocorrido.


Um comentário:

  1. Meu caro
    Acabei de fazer uma viagem pelos espelhos dos principes e comento este, mas gostaria de falar um pouco sobre todas as outras postagens... Cincinho, Luis Caldas Vangoh, Alírio, o grande irmão. Seus textos são saborosos e substanciais, cultos sem ser pedantes, artisticos, escritos em um português claro e correto. Amanhã feriado de Tiradentes, vou reler com bastante atenção todas as postagens como se saboreia uma comida pouco encontrada nesta parafernalia eletrônica, transbordantes de "blogs". Vou começar a me olhar no espelho dos principes. Um abraço, Hermes

    ResponderExcluir