sexta-feira, 23 de março de 2012


ESPELHO DO PRÍNCIPE - I

Meu primeiro contato com o termo, foi durante a leitura dos livros do brasileiro Alberto Costa e Silva, entre seus escritos estava lá O Espelho do Príncipe. Em princípio pensei que era alguma coisa ligada a FHC, visto que o homem ACS havia sido embaixador de carreira, porém me deparo com as informações sobre o livro Espelho do Príncipe: O livro retrata a infância de um menino em Sobral, no Ceará, até sua adolescência e vinda para o Rio de Janeiro. A ambiência mítica da infância, tendo como pano de fundo o Brasil da Revolução de 1930 e os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. Era um livro autobiográfico.

Depois me cai em mãos para editar Memórias de um Menino do Araçá - de Alírio Mendes, trabalho concluído, ficou o livro na mente como estilo literário indefinido. Lá na minha curiosidade vou pesquisando e vou descobrindo os meandros do gênero, e encontro Espelhos de Príncipes: considerações sobre o gênero de Fábio André Hahn. Além de uma série de artigos e indicações literárias sobre o assunto. Era aí que se fechava o ciclo. Mistério resolvido.

Embora Memórias de Um Menino do Araçá fosse escrito como um registro sentimental das memórias do autor, o livro  no seu intimismo se encaixa em similitude com o gênero -  speculum principum - Vale a pena lê-los: Alberto Costa e Silva e Alírio Mendes.