sábado, 24 de março de 2012


BIG BROTHER - O GRANDE IRMÃO - I

Sou de uma geração que felizmente acompanhou a disputa do conjunto de ideias entre Comunismo X Capitalismo, e o prolongamento dessa disputa ideológica e intelectual, denominada Guerra Fria nas páginas dos jornais e não nos livros de história. Uma geração que leu 1984 - livro escrito pelo inglês George Orwell, que desencantado pelo socialismo a quem apoiava, num canto de cisne literário dedicou-se a denunciar um estado facista, comandado pelo maior criminoso político do século XX - Stálin.

O aparecimento do grande irmão, aquele olho que tudo vê e a tudo persegue, alegoria metafórica de um estado totalitário e cruel, causava um temor maior aos fracos e uma resistência democrática, a quem entendia o que precisava mudar na estrutura da sociedade humana.

E eis que se vê desenterrado, não o grande irmão, nem a guerra fria nem o combate ideológico, mais O GRANDE IRMÃO DO BRASIL - O BBB. Os chamados Reality Show são o que temos de pior na televisão brasileira, e eu que pensava que nada poderia se igualar em popularesco, extravagante e pérfido quanto ao Programa do Chacrinha, nos dá até um sentimento nostálgico e mesmo saudade do Velho Guerreiro, principalmente depois de estudado o Chacrinha (Abelardo Barbosa) acabou virando mestre da comunicação no Brasil. O Grande Irmão irá ao cesto da mediocridade.

George Orwell e a sua obra, mereciam coisa melhor!!!

Um comentário: